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Para começar o ano com o pé direito no mundo da propaganda online, que tal aprender algumas dicas de Marketing Digital eficiente para que possa começar a se sobressair em relação a sua concorrência o quanto antes.
Muito se fala sobre Marketing Digital, sua capacidade de atrair público e seu poder de engajamento. Porém, fazer isso de uma maneira efetiva é muito mais desafiador do que muitos fazem parecer.
Por isso, separamos neste artigo as principais ações que você deve tomar para começar o ano com um Marketing Digital eficiente, funcional e que realmente fará a diferença no seu negócio.
Aproveite nosso conteúdo e boa leitura!
6 dicas para começar o ano da sua empresa com um Marketing Digital Eficiente
Adquirir um Marketing Digital eficiente vai muito além de uma implementação bem-feita. É preciso conferir diversas métricas e avaliar múltiplos parâmetros dentro da sua estratégia até que se possa dizer que suas propagandas na internet estão indo da maneira que se espera.
Muitas empresas, para alcançar os resultados desejados, passam por um intenso processo de tentativa e erro até descobrirem o que realmente dá certo para elas.
Entretanto, saiba que não é necessário que passe por tantas experiências para adquirir uma estratégia que é verdadeiramente eficaz.
As ações que separamos abaixo, se seguidas corretamente, são extremamente efetivas para qualquer marca em todo tipo de segmento. Assim, você será capaz de minimizar o tempo que precisa até alcançar os resultados que deseja com o Marketing Digital. Confira a seguir!
Conheça bem o seu público
Esse é um ponto que precisa ser destacado antes dos demais.
Ainda que muitas pessoas entendam a importância de uma persona, de alinhar seus objetivos à expectativa do público e de gerar um engajamento para fortalecer a imagem da marca, não são todos que realmente conhecem seu público.
O conhecimento das pessoas que compram e consomem seu produto é necessário para quem quer ter uma estratégia de propagandas e anúncios focada na internet. Afinal, esse é o canal que mais aproxima a clientela da marca.
O que torna o Marketing Digital tão poderoso é justamente a sua capacidade de engajamento. Quanto mais próximas as pessoas estejam da empresa que estão comprando, mais elas se sentem uma parte importante dela.
Quando se conhece melhor seu público, além de ser capaz de criar abordagens direcionadas a essas pessoas, você pode facilmente trazê-las para perto da empresa, passando a sensação de exclusividade e de que o cliente vai além da compra do produto.
Assim, você deixa de oferecer uma mercadoria e passa a ofertar uma experiência, o que agrada muito mais do que simplesmente a compra de um produto ou serviço.
Aposte em estratégias arrojadas
Inbound e Outbound Marketing ainda são muito utilizados, mas, é preciso apostar em novas maneiras de se comunicar com as pessoas. É preciso aderir às novas formas que o Marketing Digital vem tomando.
Modelos de e-mail marketing diferentes, podcasts para uma comunicação mais próxima, e até mesmo a possível parceria com influenciadores são ótimas opções para quem quer falar mais avidamente com o cliente final. Ou seja, o seu marketing precisa deixar aquele modelo preestabelecido e mais “engessado” de lado.
A internet abre as portas para esses canais justamente por que eles permitem um relacionamento mais estreito entre marca e cliente.
Deixe claro os valores da empresa
Sempre que for desenvolver uma nova estratégia de Marketing Digital, preste atenção, principalmente se os valores estão de acordo com os da empresa e se é possível entendê-los logo ao olhar para a propaganda.
Hoje, mesmo que ainda existam produtos e serviços capazes de se venderem sozinhos, o público exige muito mais que isso. Sua clientela só se fideliza se você oferece valores e experiências que estejam alinhadas com seus próprios valores.
Independentemente para quem o seu produto esteja direcionado, deixe sempre esse tipo de mensagem clara.
Hoje, é muito comum que diversas pessoas adquiram itens mais caros simplesmente por que compartilham de um determinado valor com a empresa.
Vise o veganismo, por exemplo. Aqueles que realmente são engajados com esse movimento e estilo de vida, não apenas buscam por comida livre de componentes de origem animal, como também buscam saber mais a respeito de tudo o que consomem, indo desde produtos para higiene pessoal até o detergente para lavar pratos.
Revise seu funil de vendas
Se você estava tendo problemas para atingir um Marketing Digital eficiente em 2022, isso provavelmente indica que em algum lugar do seu funil de vendas está havendo algum problema.
Por vezes, a estratégia que você usava lá no começo, quando implementou o Marketing Digital em sua empresa, hoje já não é mais tão funcional.
Planejamentos e estratégias precisam ser sempre retrabalhadas e avaliadas por meio de comparativos para avaliar se realmente estão, ainda, atingindo os números esperados.
É muito comum que empresários que não são tão engajados em tecnologia ou na internet trabalhem apenas uma abordagem no funil de vendas e permaneçam com ela ao longo de até mesmo um ano.
O ideal é que traga novas ideias para abordagem do público a cada três meses, pelo menos. Afinal, a internet se renova e oferece tendências e novidades todos os dias. Se você não se renova de tempos em tempos, certamente vai ficar para trás.
Estude a possibilidade de aderir ao Power BI
Para que uma empresa possa evoluir, seu estratégico precisa sempre procurar por soluções viáveis. Entretanto, isso não é um processo fácil, e, em alguns casos, pode demorar semanas para que seja feito.
O primeiro passo para a marca crescer e se engrandecer para cima dos concorrentes é contar com uma gestão eficiente e preparada para as possíveis mudanças.
Para conseguir esse diferencial, é preciso contar com ferramentas e recursos diferentes. Portanto, o Power BI é uma solução que oferece tudo o que precisa para transformar não apenas a gestão, mas pontos dentro da sua empresa, incluindo a propaganda.
Quando o estratégico tem acesso aos dados que precisa, tudo flui de maneira mais efetiva para o negócio.
Trabalhando com uma informação mais precisa e próxima da realidade do cliente, é possível adquirir um conhecimento crucial para o negócio, permitindo-o vislumbrar oportunidades que antes não eram possíveis.
Assim, é possível rever diversos processos que vão desde o operacional até os anúncios, direcionando e alinhando os objetivos do negócio com as expectativas do cliente.
Um SEO bem trabalhado faz toda a diferença
Quando se fala em Marketing Digital, é impossível deixar de citar as estratégias de SEO.
Afinal, estamos falando do famoso conjunto de métricas de Search Engine Optimization, que vão lhe permitir alcançar posições cada vez mais altas no ranqueamento do Google.
Trabalhar em volta do algoritmo do buscador não é algo simples, que se pode replicar sem nenhuma experiência. Por isso, o ideal é que tenha um time que saiba construir conteúdos que serão bem ranqueados.
No entanto, se não conseguir uma equipe interna que ofereça esse diferencial, não há problema algum, pois hoje você pode contar com as agências de Marketing Digital, como é o caso da Inside Digital, para que possa atuar nessa e em outras vertentes do seu Marketing Digital.
CRM é outro fator decisivo
Se ainda não tem um CRM implementado em sua empresa, é hora de considerar a contratação e instalação deste sistema pois ele, assim como o Power BI, é fundamental para se desenvolver estratégias poderosas de Marketing Digital.
O Customer Relationship Management – traduzido como “gerenciamento do relacionamento com o cliente” – é eficaz porque permite a análise e gerenciamento de dados e interações com os clientes ao longo do ciclo de seus contatos com o negócio.
Na prática, esse recurso ajuda na identificação das preferências dos clientes, na construção de um relacionamento duradouro e no aprimoramento da experiência de compra, contribuindo para uma maior satisfação do cliente.
Vale ressaltar também que a ferramenta ainda é capaz de impactar no pós-compra da clientela.
Essa é uma etapa que não deve ser negligenciada, já que não é possível sobreviver hoje apenas com números. Melhor do que um consumidor que compra uma vez e nunca mais volta, é um cliente que sempre adquire seu produto ou serviço, divulgando-o e defendendo-o.
Saia na frente no seu setor de atuação usando essas dicas
Como pode ver, ter um Marketing Digital eficiente não é tão simples. Entretanto, seguindo as dicas fornecidas no artigo, você conseguirá facilmente não apenas implementar a propaganda online, como impulsionar a sua estratégia e torná-la verdadeiramente eficaz.
Mas, é claro que para isso será preciso contar com uma equipe eficiente e preparada para trabalhar em volta dos seus planos. Portanto, para implementar o seu negócio você pode contar com os profissionais da Inside Digital.
Os membros do nosso time têm o que é preciso para alavancar e fazer o seu Marketing Digital decolar. Quer saber tudo o que podemos fazer pelo seu negócio? Entre em contato agora mesmo e descubra!